domingo, 5 de abril de 2015

Avaliações

A propósito de avaliações...quando comecei a trabalhar foi-me dado um conjunto de folhas que serviria de auto e hetero-avaliação ao longo dos primeiros seis meses. E isto fez-me recuar alguns anos e lembrar-me de determinados momentos avaliativos. 

Primeiramente lembro-me da solenidade com que encarava todo este processo avaliativo nos primeiros anos de escola. Depois comecei já a achar que aquilo era um grande aborrecimento, "faça a sua auto-avaliação", achava uma maçada e nunca sabia o que escrever. 

As reuniões de pais era outra coisa que me irritava, parecia que era a hora do complô em que o diretor de turma expunha tudo e todos na frente do grupo parental. Aqui nunca tive aborrecimentos mas enfim achava desnecessário. Até porque havia sempre alguém que se dava comigo que fazia alguma asneirola e levava também um sermão solidário do estilo "livra-te de te passar o mesmo pela cabeça"... (suspiro) isto há coisas da vida!

Chegada à faculdade pensava eu que estava livre de tudo isso, pensava eu que tinha entrado no mundo dos adultos. Pois claro! Auto-avaliações em qualquer sítio de estágio (nem por 5 dias), individual ou em grupo e até avaliações por pessoas que raramente nos viam nos ditos estágios. Tive direito a tudo! 

Mas algo que lá consegui desenvolver foi uma certa capacidade de escrever as minhas avaliações de modo a que parecesse algo credível, algo com nível. No fundo existe toda uma prática em escrever um discurso em que nos auto-gabamos e auto-punimos tudo ao mesmo tempo. Como digo, lá pratiquei a minha capacidade de "engonhar" e parecer bonito. Ah! E nada de se ser muito sucinto pois as pessoas não gostam de pessoas práticas e objectivas. 

Quando comecei a trabalhar lá me livrei um pouco disto, até porque a minha paciência já estava esgotada. Até que me surgem duas alunas de Enfermagem e adivinhem lá o que tive de fazer? Pois hetero-avaliações. Não é igualmente fácil mas tentei ser justa ao máximo e nunca me prendi com aspetos menores. Acho que aqui até me safei melhor! Aliás foi uma das melhores experiências profissionais e senti-me valorizada enquanto tutora.

Agora que estou quase a completar os seis meses por aqui tenho que acabar de completar o tal conjunto de folhas, mais uma auto-avaliação. Só que agora o palavreado é todo em inglês. Lá me vou safando, como de costume!