sábado, 12 de dezembro de 2015

Da última visita a casa

O mês passado tive uns dias de férias e fui a casa. Como é normal para mim, isto acarreta sempre uma certa ambiguidade de sentimentos. 

Por um lado é bom voltarmos às nossas raízes, às nossas memórias, aos espaços e objectos. Mas nem sempre se está preparado para perceber que a vida "lá" segue sem nós e nem sempre como desejávamos. 

Nem sempre encontramos as coisas como queríamos que estivessem. 

Nos primeiros dias senti-me relativamente bem, tratei dos assuntos que tinha pendentes (com a característica demora portuguesa ://), passeei, apanhei sol e comi muito bem!! Mas nos restantes dias sentia-me sempre incomodada, desenquadrada...com falta do meu cantinho e do meu conforto!

Este afastamento só me faz ter mais certezas de que, por muito que eu seja portuguesa em certas coisas, o meu lugar não é ali com aquelas pessoas. Sinto um desligamento tão grande quando sou forçada a ouvir certos discursos. Dentro da minha cabeça existe todo um vendaval de risos histéricos, de repulsa e até de dó. Sim sou uma besta mas já não é de agora. Tenho a certeza absoluta que se fosse forçada a regressar (quer ao sul, quer ao norte), a minha estabilidade mental estaria arruinada para sempre. 

E se há coisa que detesto com todas as minhas forças, são as pessoas que nos querem forçar a fazer coisas que não queremos ou a ir a sítios que não queremos ir. Já deviam saber, a esta altura do campeonato, que isso comigo não cola. Depois ainda se admiram...memória curta hein?!

_________________________________________________________________________________

Nota: porque é que só vejo lixo espalhado pelas ruas? Já não se paga aos "almeidas"? 

2 comentários:

Blizard Beast disse...

eu sempre disse:" gosto muito de Portugal. não gosto é dos portugueses..." só me vens dar razão. De resto, está tudo rijo?

Lady Candlelight disse...

A minha paciência para crendices em massa diminuiu drásticamente! Está tudo rijo!! O frio conserva haha!! Bjs