segunda-feira, 11 de março de 2013

Terminei 'Marquesa de Alorna'


Terminei o livro ‘Marquesa de Alorna’...posso já adiantar que gostei muitíssimo...existissem assim tantas mulheres e o nosso país estaria bem diferente. 



Este livro é bastante extenso e há que ter alguma paciência, pois trata-se de uma biografia bastante completa, ainda que romanceada mas bem contextualizada. 

Relativamente à linha condutora da história, ela inicia-se na infância da Marquesa e termina com o seu falecimento. 

Todos os importantes marcos da sua longa vida estão bem descritos recorrendo a cartas escritas pela protagonista. 

Quando jovem e durante o seu cativeiro no Convento de Chelas, a Marquesa teve acesso a grandes obras literárias de grandes pensadores seus contemporâneos, obtidas em grande secretismo.  

Daí o seu grande desenvolvimento intelectual numa época castradora para as ‘mulheres-pensantes’. 

Mas de facto, a sua vida é pautada e descrita com grande sofrimento pessoal, a perseguição política à sua família, a execução pública de familiares, o afastamento da terra que tanto amava, os desentendimentos com o pai, etc.

De cada vez que vejo os altos muros da Quinta de Vale de Nabais, é como se conseguisse vislumbrar a marquesa a passear-se pelo jardim a contemplar o Rio Tejo e a destilar a sua poesia...

Recomendadíssimo...

Agora futuramente vou despender mais tempo a ler livros técnicos e aumentar o meu conhecimento teórico já que agora também me dedico a supervisão clínica. De qualquer modo vou colocar a foto do livro que, nos entretantos, espero concluír!

Sem comentários: